4 sites para armazenar suas fotos online e compartilhar

setembro 15th, 2010 | Tags: , ,

A maioria dos aparelhos de hoje tem o recurso de tirar fotos. Seja em celulares, smartphones, tablets e até as câmeras digitais sempre existe alguém por perto que pode tirar uma foto e até mesmo fazer uma cobertura jornalística de um evento do momento antes mesmo de um jornalista profissional chegar ao local ou mesmo saber que determinado fato aconteceu.

Hoje com as inúmeras facilidades que a tecnologia nos dá é muito fácil tirar fotos digitais e publicá-las, seja pra mostrar para os familiares ou registrar aqueles momentos engraçados que acontecem entre amigos.

Antigamente, quando tirava fotos com minha câmera analógica, sempre me perguntava se as pessoas nas fotos saíram bem, se não piscaram e sempre tomava cuidado para tirar somente fotos dos momentos que realmente valiam a pena registrar. Mas como falei acima, hoje está tudo mais fácil e ninguém mais pensa duas vezes antes de sair clicando e fotografando tudo que vê, já que o formato é digital e não precisa revelar (o que deixa tudo mais barato né?).

Mas com essa enxurrada de pixels, como você faz para organizar suas fotos para não se afogar nessa onda digital? É ai que entram vários sites, redes sociais e aplicativos para esses fins.

Claro que a grande maioria simplesmente postam suas fotos e imagens no Orkut e facebook que são as maiores redes sociais atualmente entre os brasileiros. O que muita gente não conhece é que existem sites e aplicativos que são muito mais completos para você fazer isso. Vou apresentar para você alguns deles.

Flickr

Para quem não sabe o Flickr é uma rede social de fotos e imagens que é mais famoso entre os profissionais da área de fotografia mas já está ficando popular entre muitos fotógrafos amadores. O Flickr inicialmente nasceu para as pessoas enviarem screenshots dos seus jogos online. Isso mesmo, o jogador podia postar uma captura de tela no momento do jogo e depois postar no Flickr para compartilhar com seus amigos ou até mesmo para fazer uma denúncia de algum jogador que estava trapaceando online mas agora ele é usado para simplesmente compartilhar fotos.

Lá você pode enviar até 100 MB por mês de forma gratuita e caso queira uma conta ilimitada tem que desembolsar R$ 45,90 por ano para ter uma conta PRO (vale a pena pra quem gosta de muitas fotos). Ahh também da pra enviar vídeos no Flickr.

Picasa

Com o Picasa você poderá organizar suas fotos ou deixar que ele te ajude nisso. Ele é um programa para você organizar suas fotos por datas, álbuns além de ser um ótimo visualizador de fotos com recurso de slide show. Com o Picasa você também faz uma série de edições em suas fotos podendo adicionar efeitos, fazer montagens, colagens, corrigir olhos vermelhos, efeito de sépia, brilho entre muitos outros.

Depois de organizar suas fotos, adicionar efeitos você pode diretamente pelo Picasa enviar pro Picasa Web bastando para isso ter uma conta do Google (serve a do Orkut :D ). Basta selecionar as fotos que você quer publicar e pronto. Então o que você está esperando? Baixa agora mesmo o Picasa e comece a organizar suas fotos.

Panoramio

Pelo jeito o Google gosta muito de imagens e principalmente nos ajudar a organiza-las. Para quem usa o Google Earth já deve ter visto muitas imagens do Panoramio. É que o Google Earth usa essas imagens dentro do programa para exibir as fotos de determinados locais do mundo já que o Panoramio é focado, além de guardar e organizar fotos, em saber onde essas fotos foram tiradas através da latitude e longitude que as câmeras digitais tem e a grande maioria dos SmartPhones também tem. É muito legal, você conhece muitos lugares bonitos sem sair de casa e com fotos tiradas por pessoas comuns.

Pelo próprio site você faz uma busca por determinada cidade por exemplo e lá você irá encontrar muitas, mais muitas fotos deste local. Claro que você também pode navegar pelo mapa dentro do Panoramio e ir encontrando as mais belas fotos (ou não) dos lugares que você gostaria de conhecer ou tem somente curiosidade de ver como é.

Como agora o Panoramio é do Google basta uma conta do Google para você ter acessa e começar a mandar suas fotos e organizar seus álbuns por região.

DropBox

O DropBox não vai organizar suas fotos, mas vai permitir ter acesso a elas em qualquer computador. O principal recurso do DropBox é a sincronização de seus arquivos. Vamos supor que você tenha instalado o DropBox em seu Desktop e em seu Notebook. Se você descarregar suas fotos no Desktop e organizar em pastas dentro da pasta My Dropbox, o programa já começa enviar suas fotos para sua conta online. Depois ao acessar seu notebook o programa percebe que tem novos arquivos e faz o download para seu notebook sincronizando os dois computadores.

Para quem quiser testar basta fazer download do DropBox e instalar. A conta grátis tem 2 GB de espaço e caso você indicar vários amigos para usa-ló você começa a ganhar mais espaço podendo chegar até 10 GB de espaço sem pagar nada. Ele também tem as contas pagas de 50 e 100 GB que serve muito bem de backup e não pesa tanto assim no bolso.

No DropBox você pode compartilhar pastas inteiras e o sincronismo acontece entre esses dois usuários diferentes e também compartilhar somente um arquivo ou foto que ele gera um link para a versão online da foto.

Para quem se interessar o DropBox também guarda versões de arquivos e caso você tenha feito alguma alteração de algum determinado documento mas foi um desastre e não deu como contornar, basta ir no site do DropBox e pegar uma versão mais antiga. Simples assim. Faça o download do DropBox e seja feliz.


No comments yet.