10 dicas para comprar com segurança na internet

O meio mas fácil e rápido de se pesquisar boas ofertas é utilizando a internet. Eu pouco tempo podemos achar bons preços de produtos de qualidade mas para você comprar com segurança na internet, acompanhe essas 10 dicas para comprar com segurança na internet.

1 – Telefone de contato.

Verifique se a empresa possui um número de telefone para contato, o ideal é um telefone fixo ou um 0800 e desconfie se o número for de celular.

Antes de concluir a compra, faça uma ligação para esse número e avalie a qualidade no atendimento e depois outro dia ligue e faça o mesmo teste perguntando por exemplo o endereço físico e depois comparando com o endereço informado no site.

2 – Pesquise a loja em fóruns de discussão.

Existem muitos fóruns de discussão que possuem uma área específica para avaliar as lojas. Neles alguns clientes falam sobre a sua experiência em comprar com determinada loja, se ela cumpre prazo de entrega, se realmente entrega e se o atendimento é de qualidade.

3 – Pesquise sobre a loja nos sites de busca.

A dica é fazer perguntas para os sites de busca como por exemplo: “A loja [Nome da loja] é confiável?”. Muitas vezes você irá receber links para os fóruns mostrados na dica anterior.

4 – Descobrindo o tempo de vida de uma empresa.

Uma maneira de descobrir o tempo de vida de uma empresa é o site do registro.br. Nele você encontra o formulário de pesquisa e informa a URL (link. Por exemplo http://www.lojaxpo.com.br) e após aparecer algumas informações iniciais clique em Whois.

Será pedido para você digitar alguns caracteres e após isso você deve clicar em pesquisar.

Na próxima tela aparece dados como endereço e CNPJ. Copie o CNPJ e vá até o site da Receita Federal e nele informe o CNPJ da empresa e digite os caracteres mostrados na imagem de segurança.

Pronto agora você sabe muitas coisas sobre essa empresa.

5 – Desconfie de preços fora do padrão.

Muitas vezes você poderá achar lojas com preços muito abaixo do mercado. Algumas vezes pode ser uma grande oferta de uma loja virtual confiável mas muitas vezes pode ser um golpe do preço baixo. Se a loja passou pelos seus critérios de avaliação mas é sua primeira compra nela, procure comprar produtos de baixo valor, para caso acontecer alguma coisa, você não ter um prejuízo muito grande.

6 – Primeira compra? Boleto é a melhor opção.

Caso for sua primeira compra na loja, procure utilizar o boleto bancário. Com isso você não precisa dar dados mais sigilosos como o número do seu cartão de crédito.

7 – A loja protege suas informações?

Procure reparar, quando for informar dados mais sigilosos, se o endereço da loja possui o cadeado de segurança e se o link dela, no endereço do navegador, possui o https e verifique se o certificado é realmente para aquela empresa. Isso garante que suas informações serão codificadas e protegidas.

8 – Sites avaliadores e de recomendação.

Procure opiniões sobre a loja virtual em sites avaliadores como o Buscapé e o e-Bit. Nesses sites você encontra muitas avaliações de clientes que já compraram com essa loja.

9 – Procure a ajuda de amigos ou conhecidos.

Procure a ajuda de amigos ou conhecidos que já compraram online e peça ajuda e recomendações.

10 – Cuidados com o computador.

Procure comprar a partir de um computador pessoal ou pelo computador da empresa onde você trabalha e evite fazer isso em computadores públicos como em lan houses.

Caso você for comprar de sites de leilões como o Mercado Livre por exemplo veja como comprar com segurança nesse artigo.

Para maiores informações sobre segurança na internet veja a cartilha de segurança no cert.br e leia também a cartilha de segurança do e-consumidor.

Se encontrar um site que é uma fraude veja como denunciar-lo e ajudar a internet ficar mais segura.